A doula é uma profissional que vem se destacando cada dia mais entre as gestantes, sendo uma profissão reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Antigamente, os partos normais aconteciam em casa, realizados por uma parteira e pelas mulheres da família que davam todo o apoio ao gestante. Essas mulheres eram consideradas doulas. A doula é a pessoa que dá todo o suporte emocional e físico tanto para a gestante, quanto para o acompanhante durante o pré, intra e pós parto.
Essa profissional acolhe, escuta e é a ponte de comunicação da gestante para a equipe e família. É ela quem faz as massagens, ajuda nas posições e movimentos para o alívio da dor. A doula é a mulher que vai te encorajar a não desistir do seu parto, e te dar todo o apoio necessário.
A doula geralmente não possui formação médica, e por isso não faz o acompanhamento clínico da gestante. Ela faz todo o acompanhamento emocional, sana as dúvidas em relação ao parto e encoraja o casal, dando instruções para que o casal passe por esse momento da forma mais leve e intensa possível.
A doula tem o diferencial de estar a todo momento ao lado da gestante, diferente do médico que atende a outras pacientes ao mesmo tempo. Algumas doulas oferecem o serviço de apoio e instrução na amamentação, auxiliando na pega correta do seio e nos primeiros cuidados com o bebê.
A doula não pode realizar exames físicos na gestante como toques vaginais, ausculta dos batimentos cardíacos do bebê e outros exames de pertinência médica. A doula também não substitui o acompanhante da gestante ou algum membro da equipe médica. Sua função é apoiar e orientar a gestante em todas as decisões tomadas por ela e pela equipe médica.
Mas afinal, quando devo contratar uma doula?
Não existe um momento certo para contratar uma doula. Algumas mamães optam por procurar por uma doula no início da gestação, para já ir tirando dúvidas e se sentindo confiante. Outras mamães preferem procurar uma doula mais no final da gestação, próximo ao parto e no pós-parto.
Algumas doulas orientam as mães a iniciarem o contato com 12 semanas de gestação, que é quando temos a certeza da implantação da placenta e evolução positiva da gestação. O serviço da doula é algo íntimo e delicado, mesmo sendo algo profissional, e quanto maior a intimidade da doula com a gestante, melhor será a confiança e a sensação de segurança.
Alguns hospitais não aceitam doula durante o parto. Portanto, é importante verificar com seu médico e com a instituição se a presença dela é permitida. A doula é alguém com quem você deve se sentir confortável, sentir uma conexão, e não há momento certo para isso.
O serviço dessa profissional custa em torno de R$1000.00 – podendo ser mais ou menos – dependendo do serviço a ser contratado, frequência e tempo do atendimento. Alguns sites fornecem listas de doulas, como o Amigas do Parto, a Home Baby Assessoria e o Doulas do Brasil. Mas, a maioria das mulheres opta por indicação de amigas e conhecidas com boas referências e experiências.