Preventivo: o que é e quem deve fazer

Papanicolau ou Preventivo, como chamam muitas pessoas, é um exame realizado em clínicas, hospitais ou centros de saúde, para prevenção do câncer do colo de útero. Criado pelo médico romeno Geórgios Papanicolau, grande estudioso sobre a citologia, o exame é essencial para as mulheres, pois o câncer do colo do útero é um dos tumores que mais atinge as mulheres, e é responsável pela mortalidade de mulheres no Brasil.

O que é preventivo ou papanicolau?

O Papanicolau, também conhecido entre os médicos por colpocitologia oncológica, é um exame ginecológico considerado simples, realizado em mulheres com mais de 25 anos e vida sexual ativa. O exame é rápido, indolor e é necessário ser realizado anualmente.

No exame de Papanicolau, é coletado células do colo do útero para diagnosticar alterações, como células cancerígenas, e também é possível encontrar vírus, bactérias, fungos e células de doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia, sífilis, e o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.

Para realizar o exame de Papanicolau, o mesmo deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia da menstruação. É um exame rápido de ser realizado. A paciente é acomodada em decúbito ginecológico, é realizada a assepsia local da pele e também avaliação da parte externa vaginal, e após introduzido um espéculo na vagina, para visualização do colo do útero. Depois, é retirado amostra de tecido do colo do útero através da raspagem de uma escovinha própria. O material coletado é depositado em uma lâmina e enviado ao laboratório para análise.

Para realizar o exame, é necessário realizar um preparo, onde é orientado a mulher:

  • Não realizar duchas íntimas na parte interna da vagina no dia anterior e no dia do exame;
  • Não praticar relações sexuais nas 72 horas antes do exame, mesmo que de forma protegida;
  • Não utilizar cremes, loções, lubrificantes ou qualquer outro produto vaginal.

Existe contraindicação para o exame?

Papanicolau dói? Entenda como o exame é realizado

Não há contraindicações para o exame Papanicolau. Porém, o exame só deve ser realizado em mulheres com vida sexual ativa. Em mulheres grávidas, o exame pode ser realizado até o quarto mês de gestação, e após o parto, deve-se aguardar até 8 semanas.  O exame deve ser realizado anualmente, e em casos de normalidade constante, podem se estender esse prazo em até 3 anos.

Os resultados apresentados pelo laboratório sobre o preventivo, além da presença ou ausência de doenças sexualmente transmissíveis, também mostram lesões de baixo e alto grau, e presença ou não de células cancerígenas. Em caso de alterações no exame, o médico irá pedir mais exames para investigar detalhadamente o caso.

Além do Papanicolau, as mulheres devem estar em dia com as consultas ao ginecologista e também em seus exames laboratoriais, para evitar outros tipos de doenças, além também da mamografia e do exame de toque de mama, para prevenir o câncer de mama que também assombra as mulheres.

A mamografia deve ser realizada anualmente, ou em casos de prevenção quando em casos familiares, de seis em seis meses ou conforme orientação médica.

Se cuide! Sua saúde depende exclusivamente de você.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *