Quando você quer um bebê é muito importante calcular a ovulação e conhecer o seu período fértil. Veja como não se confundir
Período fértil, sintomas e ovulação
Quando você quer um bebê e está procurando uma gravidez, é muito importante conhecer seu período fértil e entender quando há ovulação, período em que a concepção pode ocorrer. Conhecer o funcionamento do seu corpo, do sistema reprodutivo e do ciclo menstrual permite aumentar as chances de engravidar, mas também tentar evitar a gravidez. No entanto, é bom lembrar que se você não quer ter um bebê é muito importante usar um anticoncepcional ao invés de confiar no cálculo dos dias da ovulação.
Quais são os dias férteis?
As perguntas mais frequentes que chegam à nossa parteira são as de como engravidar: “Quais são os dias férteis? Como posso identificá-los para engravidar?” “Como posso entender quando é o melhor momento para ter um bebê?”. O termo “dias férteis” significa os dias em que a mulher ovulou e, portanto, pode ocorrer o encontro entre o óvulo e o espermatozoide. Normalmente são cinco dias que incluem aqueles imediatamente antes e imediatamente após o dia da ovulação.
Método Ogino-Knaus
Para aumentar as chances de engravidar no período fértil é possível calcular os dias férteis com o método Ogino-Knaus, que é um método de cálculo probabilístico baseado na duração do ciclo.
Vejamos um exemplo prático: se o ciclo menstrual dura 28 dias, a ovulação provavelmente ocorrerá no dia 14 do mês. Os dias férteis, portanto, serão aqueles entre o 12º e o 17º dia do ciclo.
Em detalhe, se o ciclo ocorreu em 1º de maio, por exemplo, os dias férteis serão aqueles entre 11 e 17 de maio, levando em conta a possibilidade de a ovulação não ocorrer exatamente no 14º dia. Todos os outros dias do mês são, teoricamente, dias inférteis.
No caso de um ciclo mais curto ou mais longo
Se o ciclo durar 21 dias, que é menor que a média de 28 dias, a ovulação ocorrerá mais cedo. Por exemplo, se o primeiro dia do ciclo foi 30 de maio, o período fértil será entre 2 e 8 de junho (os dias de fertilidade máxima serão aqueles entre 4 e 7 de junho).
Se, por outro lado, o ciclo é geralmente mais longo, por exemplo 30 dias, então estes serão os dias férteis: de 10 a 18 de junho com pico de fertilidade máxima entre 13 e 17 de junho.
Quanto tempo dura?
O período fértil dura cerca de 6/7 dias, três antes e três após o dia da ovulação, que ocorre quando um óvulo é liberado de um ovário. Esse ovo sobrevive por até 24 horas. No entanto, o período fértil inclui o momento em que o óvulo é fértil, mas também o momento em que o esperma pode esperar pelo óvulo. A janela fértil, portanto, se estende por vários dias. Mas, claramente, para aumentar as chances de engravidar, você precisa ter relações sexuais o mais próximo possível da ovulação.
Sintomas do período fértil
Os sinais mais frequentes que de alguma forma indicam que a ovulação está ocorrendo são os seguintes: pequenas dores nos ovários, corrimento vaginal, aumento do desejo sexual, alteração na aparência e textura dos seios em dias férteis.
Existem também alguns métodos e sintomas do período fértil que podemos usar para descobrir o melhor momento para engravidar mais rápido.
App para calcular o período fértil
Smartphones com uma grande variedade de aplicativos para Apple e Android também nos ajudam a monitorar a ovulação e os dias mais férteis para engravidar. Entre os mais conhecidos está o Flo: Meu calendário menstrual, desenvolvido em colaboração com especialistas médicos qualificados. Entre as funções disponíveis: monitoramento da ovulação, gerenciamento do ciclo menstrual, estatísticas de fertilidade, rastreador de relações sexuais e muito mais.