Mau cheiro íntimo? Este é um dos maiores problemas para a maioria das mulheres. As empresas e fabricantes de higiene feminina se beneficiam do forte desejo de todas as mulheres de se livrar dos maus odores vaginais, e é por isso que existem muitos produtos de higiene íntima disponíveis.
1. Má nutrição
Sua vagina é afetada pela comida que você come. De acordo com a pesquisa, se você gosta de consumir alimentos com cheiros fortes incomuns, como pimenta, alho, brócolis, cebola e queijo, definitivamente notará uma mudança no cheiro da sua vagina. Embora alguns pesquisadores sugiram o uso de alho para tratar o odor íntimo, em vez de comê-lo, você pode tentar colocar alho fresco na vagina por alguns minutos. Se ocorrer irritação, é aconselhável parar.
2. Infecção
As mulheres que têm vaginose bacteriana tendem a ter um odor desagradável. Também conhecida como bacteriose vaginal, esta infecção é mais sentida por mulheres em idade fértil. A infecção por fungos pode levar a corrimento, dor e coceira.
3. Hormônios
Os hormônios mudam durante a ovulação e quando você menstrua. Durante a fase da menopausa, pode ocorrer um corrimento aquoso e fétido porque o nível de estrogênio é menor.
4. Suor
Assim como as axilas e os canais auditivos, a vagina também possui glândulas sudoríparas. Essas glândulas secretam fluido com a presença de bactérias que podem causar odor de peixe vaginal.
Aqui estão 5 remédios caseiros eficazes para se livrar do mau odor vaginal
1. Vinagre de maçã
A presença de bactérias é uma das razões pelas quais você tem um mau cheiro íntimo , e é por isso que você precisa de algo com propriedades antibacterianas e antissépticas, como o vinagre de maçã. O vinagre de maçã é uma das melhores opções para se livrar do odor vaginal bebendo ou tomando um banho quente.
O que fazer:
Misture um copo de água com duas colheres de sopa de vinagre de maçã todos os dias. Se você não gosta do sabor forte do vinagre, uma colher é boa ou você pode misturá-lo com mel.
Um banho quente pode ser relaxante para sua vagina. Tente misturar duas xícaras de vinagre de maçã em água morna e deixe de molho por 20 a 25 minutos para matar as bactérias.
2. Óleo da árvore do chá
A maioria dos produtos de lavagem íntima contém óleo de melaleuca. Como o vinagre de maçã, também possui propriedades anti-sépticas que podem ajudar a combater toxinas e bactérias.
O que fazer:
Se você usar um tampão, pode mergulhá-lo em azeite e adicionar algumas gotas de óleo de melaleuca.
Para um forte odor vaginal, tente adicionar algumas gotas de óleo de melaleuca a um copo de água toda vez que lavar suas partes íntimas.
3. Iogurte melhora o mau cheiro íntimo
Consumir iogurte é saudável não só para você, mas também para sua vagina! O iogurte possui a bactéria lactobacilo, um tipo de bactéria boa que ajuda a combater a infecção por cândida, considerada um dos motivos mais comuns para o mau odor íntimo.
O iogurte é útil para a maioria das mulheres que têm baixos níveis de estrogênio porque ajuda a equilibrar o nível normal de pH vaginal.
O que fazer:
Coma iogurte natural sem açúcar todos os dias. Experimente suplementos probióticos.
Se você não gosta do sabor do iogurte, pode tentar mergulhar um absorvente interno no iogurte e inseri-lo nas partes íntimas. Enxágue e remova o cotonete após duas a três horas.
4. Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é um dos produtos domésticos mais comuns que você pode encontrar facilmente na cozinha. Além de ser usado para assar bolos, também é usado como detergente para absorver odores neutralizando os níveis de pH e, assim, eliminar o mau cheiro íntimo.
O bicarbonato de sódio neutraliza o nível de pH vaginal, eliminando a infecção por fungos e o odor vaginal desagradável.
O que fazer:
Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio à água quente do banho e deixe de molho por quinze a vinte minutos.
5. Frutas cítricas e vitamina C
Sabemos que as frutas cítricas contêm vitamina C. Além de fortalecer nosso sistema imunológico, comer frutas cítricas também é útil para eliminar as toxinas do corpo e combater infecções como infecções vaginais. As bactérias não poderiam sobreviver por tanto tempo no corpo com um sistema imunológico forte.
O que fazer:
Coma toranjas, abacaxis, mirtilos, limas, laranjas, limões, etc.