É normal o bebê dormir demais? Descubra.

É comum na rotina do bebê, terem vários horários de sono.

Temos até a impressão de que o bebê apenas dorme, acorda para mamar e dorme novamente. A verdade é que os bebês não dormem o tempo todo, mas dormem poucas horas pois acordam para mamar.

Conforme vão se passando os meses, o bebê consegue aumentar as horas de sono e diminuir a frequência de dormir e acordar, se mantendo mais acordado de dia, e mantendo um sono maior e mais pesado à noite.

Alguns bebês, principalmente os recém-nascidos, não acordam nem para mamar, mantendo horas e horas de sono, começando com uma rotina de sono melhor após os 6 meses de vida. Porém, dormir demais não é normal, e deve ser investigado por um pediatra caso a mãe perceba que a criança dorme demais e se mantém hipoativa.

Quanto tempo seu bebê precisa dormir?

Conheça 10 dicas de ouro que vão ajudar a melhorar o sono do bebê

O tempo que o bebê deve dormir varia conforme sua idade e seu crescimento, sendo que quanto maior o bebê fica, menos ele irá dormir.

Bebês recém nascidos dormem de 16 a 20 horas por dia, sendo que esse tempo geralmente é fracionado em 2 a 3 horas de sono, pois dormem e acordam para mamar.

Bebê com 1 mês de vida dormem de 16 a 18 horas, começando já com a rotina de ficar mais acordado. Bebês com 2 meses de vida dormem de 15 a 16 horas.

Bebês com 4 a 6 meses dormem de 9 a 12 horas por noite, e costumam fazer duas sonecas, sendo uma de manhã  e uma à tarde com duração de 2 a 3 horas.

Bebês de 6 a 9 meses costumam dormir 11 horas por noite, e realizam duas sonecas de 2 a 3 horas.

Dos 9 meses a 1 ano, o bebê dorme de 10 a 11 horas também por noite, e começa a diminuir o tempo das duas sonecas diárias para 1 a 2 horas.

Aos 2 anos, a criança já faz apenas uma soneca diária de aproximadamente 2 horas, e dorme 11 horas por noite. Aos 3 anos, dorme de 10 a 11 horas por noite, e faz uma soneca no dia de 2 horas.

Após os dois anos, é normal que perdure essa rotina. Há crianças que após essa idade não gostam de dormir à tarde, fazendo um horário um pouco maior de sono a noite, de até 12 horas, pois se sentem cansadas e vão dormir mais cedo.

É normal o bebê dormir muito, pois dormir faz parte do desenvolvimento e crescimento da criança. Bebês bem estimulados, que brincam e se cansam, tendem a dormir mais e melhor para recuperar as energias.

Se o bebê dorme demais, e não há nenhum problema de saúde envolvido, os pais podem tentar estimular mais o bebê, levando-o a passear mais, tomar banhos de sol, manter uma rotina mais tranquila a noite com banhos relaxantes antes de dormir e ter uma rotina mais agitada durante o dia.

Se o bebê está se desenvolvendo bem, ganhando peso, e se alimentando corretamente, não há problema em dormir demais. Conforme for crescendo, a rotina dele irá mudar, e ele ficará mais tempo acordado.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *