Dor de dente em bebês: a chegada dos primeiros dentes do bebê é motivo de muita alegria, mas ao mesmo tempo é um momento um pouco delicado para os pais, pois a maioria dos bebês sofre com o nascimento dos primeiros dentes.
O nascimento dos primeiros dentes é um momento de transição para o bebê, pois logo estará ou já está iniciando a dieta sólida, sendo um passo importante na vida do bebê.
Os bebês costumam ficar irritados com o nascimento dos primeiros dentes, chorosos pois podem sentir dor, ficam incomodados pois não sabem controlar a salivação, e irritados por essa situação nova.
Alguns sinais ajudam os pais a identificarem que os novos dentes estão chegando, como salivação excessiva, gengiva inchada e com sensibilidade ao toque ou ao mamar, irritabilidade e dificuldades de sono, hábito novo de morder as coisas, dificuldade em mastigar os alimentos, e em alguns casos pode haver febre e hipoatividade.
Como ajudar a amenizar a dor de dente em bebês
Listamos algumas dicas que podem ajudar o bebê nessa fase de dentição, além de ajudar aos pais a passar por esse momento com mais tranquilidade:
1- Ofereça ao bebê brinquedos e objetos próprios para serem mastigados e mordidos, pois quando os dentes começam a nascer, a gengiva se torna sensível e pode apresentar coceira, e o bebê consegue aliviar esse incômodo mordendo para coçar.
2- Mude um pouco a alimentação do bebê, procurando oferecer alimentos mais frios e de fácil mastigação e deglutição. Alimentos grandes e duros podem ser difíceis para o bebê mastigar, gerando incômodo e atrapalhando a boa aceitação do alimento pelo bebê.
3- Faça massagem na gengiva do bebê com o dedo umedecido com soro fisiológico gelado, isso trará um alívio.
4- Ajude o bebê a manter-se limpo por conta da salivação excessiva, tendo sempre uma fraldinha limpa para limpar o queixo do bebê e babadores se necessário, sempre observando e tomando cuidado com a asfixia.
5- Existem algumas medicações para alívio da dor na gengiva como gel anestésico, que pode ser prescrito pelo pediatra, e algumas medicações que podem ser pingadas ou colocadas na chupeta, caso a criança a use. Não medique a criança sem a orientação de um médico, pois algumas medicações que são boas para nós adultos, não são para crianças. Medique seu bebê apenas sob prescrição médica.
6- Alguns chás como camomila podem ser usados para proporcionar alívio ao bebê, pois contém propriedades calmantes, podendo ser ofertado em forma de chá propriamente, ou congelado em forma de sorvete, pois alimentos gelados acalmam as gengivas. O chá de camomila pode ser feito com as flores em forma de infusão.
Com essas dicas, o processo de dentição do seu bebê ficará um pouco mais fácil e tranquilo de se vivenciar.
Caso seu filho tenha febre, choro frequente, presença de evacuação líquida, falta de apetite constante, náuseas e vomito, ou não tenha alívio da dor e incomodo com essas dicas, é importante levar o bebê para uma consulta com o pediatra, para avaliar possíveis inflamações, infecções, e receitar medicações caso seja necessário.